dicas para montar um bom deck



Montar um bom deck é sem sombra de dúvida uma das dificuldades mais frequentes encontradas por jogadores iniciantes, por aqueles que têm problemas para entender inglês ou mesmo por pessoas que sempre jogaram Yu-Gi-Oh! Cards, mas que por algum motivo pararam de jogar por um longo período de tempo, ficando assim desatualizados em relação ao card game. Foi pensando nisso que decidi reservar um espaço aqui para dar algumas dicas.

 

DICAS PARA MONTAR UM BOM DECK

 

Neste artigo procurarei mostrar formas simples que podem ser utilizadas por qualquer um para estruturar um deck realmente competitivo. Para isso, leia com atenção todas as dicas para montar um bom deck e procure tirar um bom proveito do que tenho para dizer aqui. Lembrem-se de que não estou garantindo que após ler este texto você será um expert em montagem de decks, mas certamente saberá o que será preciso incluir em seu deck para que você possa se destacar no mundo dos duelos. Então vamos lá!

1. Não confunda estratégia com diversão


Um erro gravíssimo e que infelizmente ainda é bastante comum é achar que usando cartas dos personagens do anime o deck estará bom. Yugi Mutou e Seto kaiba conseguiram se destacar como os dois melhores jogadores de monstros de duelo no anime. Mas somente no anime! Experimente entrar em qualquer torneio (até mesmo os de esquina) com o deck deles. Será eliminação na primeira fase. Por incrível que pareça, ainda encontramos muita gente com esse tipo de pensamento. De todas as dicas para montar um bom deck, essa tem como alvo os jogadores iniciantes.

Cartas como "Magic Cylinder" podem parecer poderosas de início, mas não são uma boa escolha (a mão ser que seu deck seja "Chain Burn"). Pessoas que se contentam em apenas negar o ataque de um monstro e provocar prejuízo certamente demonstram que não conhecem cartas mais poderosas. Pensem bem: depois que essa carta for ativada, você perderá uma carta armadilha e o seu oponente ainda continuará com o monstro em campo. O número de cartas é  mais importante do que quantidade de pontos de vida. Essa é uma das principais dicas para montar um bom deck.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, evite utilizar cartas cujo custo seja 1 ou mais cartas. O que quero dizer com isso? Não use cartas que incluem no texto "...descarte ou envie 1 carta da sua mão para o cemitério para..." ou "...tribute 1 monstro para...". Enfim, cartas como essa geralmente fazem com que você perca 2 cartas sendo que na maioria dos casos elas se livram de apenas 1 carta do seu oponente. Há exceções, como é o caso de "Icarus Attack".

2. Tenha uma estratégia pré-definida 


Saber utilizar as cartas certas na hora certa é de suma importância durante uma partida. Mas o duelo começa bem antes disso. Você pode até montar um deck com cartas poderosíssimas e vencer bastante, mas ter uma estratégia pré-definida aumentará consideravelmente as suas chances de vencer o jogo. As estratégias utilizadas são as mais variadas possíveis (Yu-Gi-Oh! possui mais de 6000 cartas!), e você deverá escolher uma para guiá-lo se assim posso dizer. 

O tipo de estratégia que você adotará vai depender do baralho que for utilizar. Geralmente não vemos muita diferença nas jogadas de vários players com o mesmo tipo de deck. Quase sempre há um padrão que todos seguem. Esses são os chamados "modinhas". Eles até vencem, mas sem uma estratégia própria. Se analisarmos a fundo, vamos ver que os decks que pegam top 1 nos grandes torneios são aqueles que possuem o próprio diferencial, ou seja, os não-modinhas.

Uma das estratégias que você pode utilizar é tirar proveito de cartas contínuas. Como? Se seu deck possui um número considerável de cartas contínuas com grandes chances de permanecer no campo pelo resto do duelo, seria interessante incluir no baralho 2 ou 3 cópias do "Mist Valley Falcon". Desta forma, você conseguirá reciclar suas cartas com facilidade e ter vantagem sobre o seu adversário. Jogadas como essa e muitas outras fazem uma grande diferença. Resumindo o 2º tópico das dicas para montar um bom deck, podemos dizer que o importante é evitar copiar decks que pegam top e montar uma estratégia própria. 

Incluir cartas que geralmente são usadas no side deck pode colocar você um passo a frente de todos os outros competidores de um determinado torneio. Para isso é importante ter em mente quais decks estão sendo mais utilizados pelos jogadores de alto nível. Consultar a tier list pode ajudar bastante. Falarei sobre isso mais na frente.

3. Minimize o número de cartas no seu deck


De todas as dicas para montar um bom deck, essa é sem dúvida uma das que nunca poderão ser negligenciadas. O raciocínio é bem simples. Partindo do pressuposto de que você já definiu uma estratégia com a qual irá jogar, incluir mais de 40 cartas no deck significa que você terá menos chances de comprar as cartas que compõem a sua estratégia. Além disso, depois de tantas atualizações da ban list, não temos tantas cartas poderosas para construir o baralho como antes. Em resumo, se você utilizar um deck muito grande, suas chances de comprar uma carta realmente boa diminuirão bastante.

4. Fique por dentro das tier lists


A tier list indica quais decks estão pegando top com mais frequência. Elas são elaboradas em geral com base no resultado dos YCSs. Não vou me deter muito nisso, mas quanto menor o tier de um deck, maior será a frequência com ele pega top nos YCSs. Assim, no topo estão os decks com tier 1, sendo seguido pelos de tier 2 e depois pelos de tier 3. O que eu quero que vocês tirem desse parágrafo? É simples. Se você sabe quais decks estão no topo da tier list, você terá uma ideia do que poderá incluir no deck tendo em vista o que terá mais chances de esperar de ser usado contra você. É com base nisso que muitos jogadores incluem cartas geralmente usadas em side no deck principal. Depois que ler isso e for compartilhar dicas para montar um bom deck com seus amigos, lembre-se das tier lists.

5. Tenha um bom side deck

 

Com ele você pode acabar com uma estratégia inteira utilizada pelo seu oponente. Muitos decks poderosos dependem de determinadas ações que podem ser bloqueadas por algumas cartas.

Vamos falar de uma que é a chave para o funcionamento de muitos decks: enviar cartas de deck ou mão para o cemitério ("Dark World", "Frog", "Bujin" e outros). Cartas como "Macro Cosmos" e "Dimensional Fissure" resolvem isso facilmente. De fato, muitos jogadores declaram derrota imediatamente ao ver essas cartas em campo. Outra carta que pode ser utilizada para acabar com esse tipo de estratégia é "Banisher of the Radiance". Mas ela não deve ser utilizada contra decks que contam com monstros de nível baixo com alto ATK, como é o caso de "Bujin". Se o seu deck também depender do cemitério, você poderá apelar para cartas como "D.D. Crow".

Agora vamos supor que seu oponente utilize um deck com monstros que possuem somente um atributo. Se for um deck com monstros de luz ou do escuro, duas cartas podem fazer a diferença: "Shadow-Imprisoning Mirror" e "Light-Imprisoning Mirror". Caso ele utilize um deck que abusa de traps, inclua "Royal Decree". Isso será detalhado em outro artigo.

 

6. Maximize o poder de compra do seu deck

Usar um deck com o número mínimo de cartas ainda não é suficiente para juntar uma estratégia rapidamente. Por isso, inclua em seu deck cartas que de alguma foram atenue esta situação, como "Pot of Duality" e "Upstart Goblin". Esta última sempre foi mais utilizada em decks como "Exodia" ou "Dark World", mas ela se encaixa perfeitamente na maioria dos decks. Isso faz sentido porque usá-la significa que o deck na prática terá menos de 40 cartas, mesmo que ela dê pontos de vida para o oponente. Mas evite utilizar cartas como "Jar of Greed" ou "Legacy of Yata-Garasu", pois elas não podem ser usadas no mesmo turno em que são compradas.

Conclusão

 

Ter um deck realmente competitivo e que se diferencie dos demais exige um tempo. Seguir dicas para montar um bom deck não garantirá a você uma boa posição em torneios dos quais irá participar, mas lhe mostrará o caminho certo e mais fácil que deverá ser seguido para chegar ao topo. Lembre-se: as dicas são minhas, mas o mérito será todo seu depois que conseguir uma boa posição. Espero que tenham gostado.

Dicas para montar um bom deck de yugioh
Termo-chave: dicas para montar um bom deck

dicas para montar um bom deck
  • Comentários
  • Comentários pelo Facebook
Top